? Dúvida:

Como habilitar um Controle de Acesso ao meu site?

? Resposta:

A CGI de Controle de Acesso de Páginas vincula uma página de seu domínio a um nome de usuário e senha. Com isso você pode, de modo simples e eficiente, criar um conteúdo específico e personalizado para cada visitante, ou grupo de visitantes.

IMPORTANTE: esta CGI não protege todos os arquivos e diretórios de seu site com senha. Caso a página exibida para o usuário possua links e imagens, todas elas poderão ser acessadas e marcadas na lista de "favoritos" (bookmarks) sem o uso do nome e senha. Caso queira impedir o acesso de pessoas não autorizadas ao seu site, utilize o Controle de Acesso de Usuários.

Funcionamento

O visitante de seu site digitará num formulário (criado por você) um nome e uma senha. Depois disso, será exibida para ele uma página do seu site, sem que o endereço da mesma seja fornecido. Ele não poderá ver a página novamente se não souber o nome e a senha de acesso.

Para que isto funcione, você precisa realizar as seguintes etapas:

  • Criar as páginas para cada usuário.
    Você pode criar uma página para cada funcionário de sua empresa, com informações pertinentes apenas a cada um deles. Por exemplo: "joao.html", "maria.html" e "jose.html".
  • Criar a lista de acesso de páginas.
    Pela CGI de Controle de Acesso de Páginas você define qual é a senha de cada usuário, e qual é o arquivo que será exibido para ele.
  • Criar o formulário de acesso.
    Este formulário deve acessar o endereço /cgi-bin/pagina, e conter os campos nome e senha. Você pode inserí-lo em qualquer página de seu site. Ex.:
    <form method="POST" action="/cgi-bin/pagina">
    Para acessar sua página personalizada, faça o login.<br>
    Nome:  <input type="text" name="nome"><br>
    Senha: <input type="text" name="senha"><br>
    <input type="submit" value="entrar">
    </form>
    O resultado do formulário acima é este:

    Para acessar sua página personalizada, faça o login.
    Nome:
    Senha:

Agora, quando o visitante de seu site preencher e enviar o formulário, duas situações poderão ocorrer:
  • será exibido um erro, caso os campos não tenham sido preenchidos corretamente (senha inválida, usuário inexistente, etc.).
  • a página do usuário será exibida (caso o nome e a senha estejam corretos).
Você pode criar, modificar e apagar o acesso de vários usuários ao mesmo tempo. Basta entender o formato do arquivo de acesso, que é muito simples.

Cada linha de texto contém um nome, uma senha e um nome de arquivo, separados pelo sinal : ("dois pontos"). Por exemplo:

joao:segredo:usuarios/joao.html
maria:senhamaria:usuarios/maria.html
ajuda::usuarios/ajuda.html

Segundo o exemplo acima, se o usuário visitar seu formulário e quiser acessar o arquivo /usuarios/joao.html, ele deverá digitar o nome joao e a senha segredo. Se ao invés disso ele digitar o nome ajuda, a página usuarios/ajuda será exibida, não importando a senha digitada (já que a senha no arquivo está vazia).

Atente para o fato de que você deve usar o nome do arquivo e não a URL. Ou seja, para a URL http://www.seusite.com.br/clientes/joaquim.html, você deve usar o arquivo clientes/joaquim.html!


[MPC INTERNET]
© MPC Internet Provider